segunda-feira, 22 de abril de 2013

A IMPORTÂNCIA DA FÁBULA NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM



O QUE SÃO FÁBULAS?

 

 


Fábulas: Fábula (lat. fari + falar e gr. Phaó + dizer, contar algo) é uma narração curta, de natureza simbólica, onde os personagens são animais que sentem, pensam e agem como os seres humanos. O objetivo dessa narrativa é passar uma lição de moral.

A IMPORTÂNCIA DA FÁBULA NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM

O professor necessita conhecer mais sobre fábulas e utilizá-las de maneira mais eficiente e eficaz em sua prática docente. Assim, pretende-se auxiliar os profissionais da educação pelo emprego de uma metodologia alternativa, baseada na leitura de fábulas, a fim de colaborar para a formação de valores dos alunos do ensino  infantil e fundamental.

A moral contida nas fábulas é uma mensagem animada e colorida. Uma estória contém moral quando desperta valor positivo no homem. Acredita-se que a fábula, ao ser imposta à criança com a finalidade puramente intuitiva, não permite que ela tenha interesse pela mensagem. (MACHADO, 1964, p.58).  As  fábulas torna-se um excelente recurso, pois diverte, educa e instruí a criança naturalmente, despertando alegria e emoção, prendendo sua atenção e realizando suas finalidades educativas. Por outro lado  vem somar a toda essa magia o mundo do origami, a arte e a beleza da  construção dos personagens e do colorido dos cenários  permitindo aos alunos brincar, criar e recriar  colocando o imaginário no mundo real com o concreto.

Nenhum comentário: